“O futuro dos antimicrobianos depende de todos nós”. ABIH apoia essa idéia!

 18/11/2019

“O futuro dos antimicrobianos depende de todos nós”. ABIH apoia essa idéia!


A ABIH formaliza, juntamente com as demais organizações e sociedades envolvidas, seu apoio à Organização Mundial de Saúde neste movimento da Semana de Conscientização Mundial sobre Antimicrobianos (ATB).

 Discutir, dialogar e educar os profissionais de saúde e a população geral sobre o uso racional de ATB é crucial para mantermos o “arsenal” terapêutico disponível para o tratamento de doenças infecciosas.

 Os profissionais de saúde necessitam entender e colaborar com os programas de uso de ATB institucionais, e otimizar a terapêutica tanto em espectro quanto em tempo. Tais condutas favorecem a sustentabilidade do sistema de saúde bem como as opções terapêuticas. No ambiente ambulatorial o uso de ATB deve ser instituído para doenças com diagnóstico bem fundamentado e com espectro direcionado para o epidemiologicamente prevalente.

 A população geral deve entender que ATB não é medicamento utilizado sem prejuízos e o uso de “sobras domiciliares” acarretam outros problemas além da resistência, tais como alergias e diarréia.

 Portanto a ABIH, em concordância com sua essência, alerta para o uso consciente de ATB durante todo o ano e para todas as prescrições médicas.




TAGS