Stewardship Brasil: Avaliação nacional dos programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos em Hospitais

 16/11/2018

O Stewardship Brasil: Avaliação nacional dos Programas de Gerenciamento do uso de antimicrobianos em Hospitais é uma parceria entre a Agência Nacional de Vigilância Nacional (ANVISA) e a Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH) que tem o objetivo geral de realizar a avaliação do panorama nacional dos programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos em hospitais brasileiros com unidades de terapia intensiva (UTI) adulto. Os objetivos específicos do programa são:

1. Avaliar a implementação do programa de gerenciamento do uso de antimicrobianos nos hospitais brasileiros. 

2. Identificar os fatores que favoreçam ou prejudiquem o desenvolvimento e a implementação dos programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos pelos hospitais brasileiros.

3. Correlacionar os indicadores de resultado de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e resistência microbiana (RM) com o nível de implementação dos programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos pelos hospitais avaliados.

4. Correlacionar as medidas de prevenção e controle das IRAS com o nível de desenvolvimento dos programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos nos hospitais avaliados.

O público alvo são Hospitais brasileiros que possuam leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) adulto.

Atenciosamente,

Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde - GVIMS 

Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde - GGTES 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA 

gvims@anvisa.gov.br